O acesso por corda é uma técnica da engenharia de acesso, aplicada para serviços que envolvem risco de queda e/ou acesso difícil e que vem sendo utilizada no Brasil há pelo menos 25 anos, não se limitando a um segmento de mercado ou determinado tipo de especialidade. O seu uso, procedimentos e práticas é um item importante a ser discutido, principalmente em face da diversidade dos segmentos e especialidades que o utilizam.
As práticas de segurança, normas e legislação, o papel das contratantes, contratadas, organismos de treinamento, certificadores e do próprio profissional de acesso por corda, serão o foco de análise deste artigo.
Trata-se de uma técnica de trabalho em altura bem diferenciada das demais, pois o profissional utiliza cordas como meio de acesso, e desloca-se por elas com auxílio de equipamentos específicos para este método. Como é uma atividade que depende muito da habilidade do profissional que está executando, foi necessário elaborar normas que estabelecessem regras e orientações para os profissionais e empresas que utilizam este método, e uma sistemática para qualificação e certificação do profissional de acesso por corda.
fonte: http://www.protecao.com.br/